Vale de BoltonVale do Bolton
Good Morning Bolton Valley Crédito da imagem: J. Davis

Relatório de domingo, 7 de abril de 2024

Vale do Bolton, onde comecei a ir há cerca de uma década para esquiar à noite, tornou-se um dos meus resorts preferidos nesta temporada em Indy Pass. Gosto muito daqui e só agora comecei a explorar o terreno. Já tenho uma lista do que quero experimentar no próximo ano – principalmente o NBU (Nordic/Backcountry/Uphill). A pouco mais de duas horas e meia de carro da costa sul de Montreal, é uma viagem de um dia fácil para mim. Eu faria dessa montanha a minha casa se morasse mais perto da fronteira entre Quebec e Vermont. As vistas ao redor do Mount Mansfield State Forrest ao longo do rio Winooski na Rota 2 em direção ao resort são de tirar o fôlego, embora eu não tenha certeza se algum dia vou me acostumar com a estrada de acesso íngreme em meu pequeno veículo de quatro cilindros. É preciso uma conversa animada na subida e bons intervalos na descida.

Enquanto estou sentado em frente ao computador em Montreal, já estou me lembrando da minha talvez última semana nas pistas durante a temporada. Tem chovido o dia todo e está uma temperatura agradável de 60 graus. É difícil acreditar que, há menos de uma semana, eu estava praticando snowboard um pouco mais ao sul, em condições de neve imaculada, em um dia ameno e de céu azul. O mundo vivenciou um eclipse solar único em algum lugar no meio, com Vermont e grande parte de Quebec no caminho da totalidade. Em termos de clima, tem havido dias estranhos no nordeste durante toda a temporada, com altos e baixos extremos de temperatura e um dos mais quentes registrados recentemente. Apesar disso, Vermont teve uma ótima temporada de esqui, com uma boa quantidade de neve acumulada, especialmente na última parte de março. As coisas estão terminando em alta. Enquanto Bolton e outros resorts do norte do nordeste giram seus teleféricos pela última vez neste fim de semana, sei de fonte segura que o Jet em Jay Peak girará até maio. Espero chegar lá mais uma vez antes do verão.

pista de esqui com neve em bolton valley, vermont, com céu azul e árvores verdespista de esqui com neve em bolton valley vermont com céu azul e árvores verdes
Viradas no final da temporada em Bolton Valley Crédito da imagem: J. Davis

Sabendo que domingo poderia ser meu último inverno praticando snowboard, decidi testar uma teoria. É a seguinte. Se o senhor gosta de brincar nas montanhas nevadas e precisa morar em uma cidade, Montreal é uma das melhores devido à sua proximidade e acessibilidade relativamente iguais aos Laurentians, no norte, e aos Adirondacks e Apalaches, no sul. O senhor pode fazer os melhores planos no último minuto e seguir o clima e a neve. Não é uma teoria ruim se o senhor não se importar em dirigir. No sábado, fui para o norte e fiz algumas curvas na Mont Saint-SauveurO senhor pode se sentir à vontade para visitar o Mont Saint-Sauveur, sempre o primeiro resort a abrir e o último a fechar nessa parte da província. Era aquela vibração de festa de fim de temporada que os resorts de Quebec fazem tão bem, e a neve primaveril e cheia de surfe, um bom aquecimento para o destino de domingo. Devido ao cansaço de dirigir em meio a um trânsito insano de volta a Montreal no sábado à noite, comecei mais tarde do que o planejado na manhã seguinte. Saí correndo pela porta por volta das 8h da manhã, grato por estar cruzando a fronteira do sul para o estado zen de Green Mountain. Fiz o check-in e entrei no teleférico Vista em Bolton pouco depois das 10h30.

No meio da manhã, a neve ainda estava perfeita, com pó compactado. Um bom número de pessoas estava lá fora, aproveitando as curvas de fim de temporada em um dia ameno de pássaros azuis, mas não muitos para lotar as trilhas ou impedir que as filas dos elevadores andassem. A temperatura subiu rapidamente. Perdi uma camada depois da minha primeira corrida, trocando minha jaqueta com isolamento por um blusão. Tomei a decisão rápida de aproveitar ao máximo a neve. Esse era um dia para tomar um pouco de cafeína, colocar uma boa playlist e correr até meu telefone ficar sem bateria ou meu corpo desistir, o que viesse primeiro. Minha primeira corrida do dia foi de Spillway até Sherman’s Pass, que tem um belo rolo logo antes de se conectar a Beech Seal e ao teleférico da montanha inferior, se o senhor for rápido. O teleférico da montanha inferior não estava girando. Eu tinha essa parte da montanha só para mim antes que outros esquiadores e ciclistas a pegassem, e parei um pouco para tirar algumas fotos das montanhas ao redor.

Teleférico Red Snowflake em Bolton Valley, Vermont, acima da pista de esqui com neveTeleférico de floco de neve vermelho em bolton valley vermont acima da pista de esqui com neve
Teleférico Snowflake em Bolton Valley Crédito da imagem: J. Davis

Ao passar pelo teleférico Vista, eu estava de olho no teleférico Snowflake, que fica à direita. Era lá que eu planejava passar o resto do dia. Esse teleférico oferece pistas de parque à esquerda e um terreno divertido, não preparado, com árvores e protegido contra o vento à direita. Eu tinha uma lembrança nítida de anos atrás, quando dirigi de Johnson, Vermont, durante uma nevasca, para praticar snowboard durante as operações noturnas em Bolton e pegar a neve não raspada do teleférico Snowflake. Era exatamente como eu me lembrava, e terminei o dia dando voltas tranquilas em uma pista chamada Foxy antes que meus dedos dos pés começassem a formigar e chegasse a hora de ir para casa. No caminho de volta para o norte, passei pelo vilarejo de Stowe, achando que poderia ver os turistas interestelares que deveriam chegar à região para o eclipse no dia seguinte. O domingo foi como qualquer outro dia bonito nessa parte de Vermont, a calmaria antes do grande evento. Espero que todos tenham vivenciado o eclipse de alguma forma, em qualquer lugar do mundo em que os senhores estejam.

O último dia de esqui de Bolton para 2023-24 é neste domingo, com os teleféricos funcionando até as 17h. Uma mistura de chuva e neve é esperada na região de sábado a domingo, com temperaturas mais frias em torno de 45 graus F. Não é um adeus; é um até breve, em junho, quando os teleféricos começarem a girar novamente para o mountain bike, a apenas alguns meses de distância. Obrigado pelo inverno incrível que o senhor teve, Bolton Valley e Indy Pass. Já estou ansioso por dezembro.

Obrigado, Indy Pass! Crédito da imagem do teleférico de Lower Mountain: J. Davis
Mapa da trilha de Bolton Valley.Mapa da trilha de Bolton Valley.
Mapa da trilha de Bolton Valley.