O bonde aéreo no Jay Peak Resort Crédito da imagem: D. Weekes

Relatório de segunda-feira, 25 de março de 2024

Quando não estou correndo atrás da neve para destinos nas montanhas com meu snowboard, sou publicitário de livros na Universidade McGill. Trabalhei com muitos escritores talentosos nos últimos dezoito anos, e muitos se tornaram meus bons amigos. Os escritores têm uma natureza semelhante. Geralmente somos aventureiros, ciganos e buscadores da verdade. Tendemos a gravitar em torno uns dos outros. Recentemente, tive o prazer de trabalhar com o historiador de hóquei Don Weekes em seu livro Picturing the Game (retratando o jogo). Don também é um esquiador experiente e de longa data, e nos tornamos amigos imediatos devido ao nosso apreço mútuo por montanhas cobertas de neve. Quando não estamos conversando sobre compras, estamos comparando anotações sobre esqui e snowboarding. Depois de um passeio no início da temporada em Owl’s Head com Don e seu amigo de esqui de longa data, Dave, um escritor esportivo, planejamos nos reunir para um dia de esqui na primavera em Jay Peak, quando os horários se alinhassem.

A Mãe Natureza presenteou os resorts da Costa Leste com um acúmulo de neve muito bem-vindo no início de março. A terceira semana do mês começou com mais neve forte e planejamos ir para Jay na sexta-feira. Don entrou em contato comigo no final da semana para remarcar para a segunda-feira seguinte, um plano sensato, já que a semana terminou com ventos fortes e temperaturas frias. A previsão de mais neve para a noite de domingo significava que poderíamos ter um pouco de neve fresca na segunda-feira, e as temperaturas mais quentes e o mínimo de vento manteriam a neve macia. O dia perfeito. É assim que funciona no nordeste. Os melhores planos geralmente são feitos de última hora. Eu tinha um terceiro dia com vinte e cinco por cento de desconto no Jay Peak no meu Passe Indy e queria fazer valer a pena. Minha amiga Karen entrou em contato no fim de semana e planejamos fazer snowboard no Mont Sutton no domingo. Nós nos divertimos muito com a neve natural de Sutton e o terreno diversificado sob o sol. Foi uma boa amostra do que esperar do Jay Peak. Embora Jay seja a maior das duas montanhas, com uma elevação de pico de 3.968 pés, em comparação com os 2.870 pés de Sutton, os dois resorts compartilham semelhanças, inclusive a proximidade, e são os destinos favoritos dos esquiadores e cavaleiros daqui que procuram se desafiar.

Praticar snowboard com amigos é uma motivação fundamental para sair da minha zona de conforto. Pratico muito snowboard sozinho. Sou um velho punk do Eastside de Toronto e, em meus dias de lobo solitário, surfo nas batidas laterais e ouço minhas músicas. É minha meditação, e vivo para dias como esse na montanha, mas também estou muito concentrado em progredir a cada temporada, e devo essa parte aos meus amigos. São eles que me incentivam a ir mais alto, mais íngreme e mais rápido em meu snowboard, a explorar terrenos diferentes e a não desperdiçar nenhum momento de um bom dia na montanha. Don e eu saímos do nosso ponto de encontro na costa sul de Montreal às 6h00 da manhã de segunda-feira, nos aproximamos de Jay pelo lado do bonde e estávamos no teleférico Metro Quad logo depois que ele começou a girar, às 8h30. Fomos para a esquerda dos esquiadores e fizemos algumas pistas rápidas em rolos e veludo cotelê macio para ganhar pernas antes de subir na cadeira Flyer Express pouco depois das 9h00.

A Flyer estava fechada por causa do vento meu primeiro viagem a Jay nesta temporada. Em uma segunda viagem no início deste mês, passei o dia todo no lado dos Estados Unidos para evitar as multidões das férias de primavera no lado do bonde. Essa é outra vantagem de esquiar e praticar snowboard em Jay; os senhores têm opções e podem ser criativos na forma de abordar o dia. Essa foi a primeira vez que subi a linha de cumeeira ventosa em cerca de uma década. Embora a subida notoriamente fria raramente seja um bom momento, estar no topo da Goat Run para minha primeira descida foi incrível. Ao longo dos anos, superei muitos dos meus medos nessa mesma montanha. Don tem décadas de experiência a mais do que eu nesse elemento e está nos esquis, mas segui-lo me obriga a praticar snowboard rapidamente. Ataquei aquela pista, o que deu o tom do nosso dia, já que percorremos linha após linha, subimos em todos os principais lifts e exploramos todo o resort. Pegamos a Northway para o Stateside em nossa terceira subida no Flyer. Eu indiquei ao Don a minha pista favorita, a Purgatory, que ele não conhecia em todos os seus anos esquiando em Jay. Foi divertido para mim brincar de guia, para variar, por um minuto.

Crack of Dawn Club; Upper Goat Run em Jay Peak Crédito da imagem: D. Weekes

Depois de várias corridas da cadeira Bonaventure, Northway to Purgatory e Hell’s Crossing até Paradise Meadows, pulamos para a cadeira Jet Triple via Sweetheart. Don ficou chocado ao saber que, em todos os meus anos indo a Jay Peak, essa era a primeira vez que eu subia a Jet. A única desculpa que consegui inventar é que, durante todo esse tempo, meus filhos, agora adolescentes, eram pequenos, e o tempo na montanha se encaixava em tudo o mais. Tenho certeza de que muitos leitores do SnowBrains cujos filhos foram “criados Jay” podem se identificar. Agora há mais tempo para explorar. As pistas do Jet são, em sua maioria, super rápidas em terrenos variáveis. Eu adorei e sabia que estava perdendo tudo isso há tantos anos. Essa é a parte da montanha que mais me faz lembrar de Sutton. É técnica e me mantém envolvido. Depois de aproveitar o terreno fora do Jet, voltamos para o lado do bonde para fazer uma pausa para comer e – se estivesse funcionando – subir no bonde.

A Northway e o Purgatório, vistos do cume Crédito da imagem: D. Weekes

Jay Peak é conhecido por seu Aerial Tram (bonde aéreo) para 60 pessoas. Juntamente com o New Hampshire’s Cannon Mountain, também em Indy PassJay é apenas um dos dois resorts de esqui do nordeste com um bonde aéreo elevado para acessar o pico e a montanha superior. Adoro fazer snowboard em linhas íngremes, mas não gosto de ficar pendurado em uma caixa de metal no céu com outras 59 pessoas. Também não gosto de aviões. A última vez que subi no bonde foi, acho, em 1999. Don me convenceu por alguns motivos. Por um lado, ele estava funcionando e a fila para entrar era pequena. E o mais importante é que, em um dia como esse, só a vista já vale os nós no estômago. A vista do topo era de tirar o fôlego, e fico feliz que ele tenha me convencido. Mais uma vez, fui transportado para a primeira vez em que estive no topo do Jay Peak, há vinte e cinco anos. Tiramos muitas fotos antes de descermos a Vermonter. Demos mais uma volta no Flyer, terminando nosso dia onde começamos. Depois que terminei, Don subiu para mais algumas corridas e eu me sentei do lado de fora do Aroma Cafe, aproveitando os raios de sol do meio da tarde e observando as pessoas.

Percorremos tantas linhas em um dia que perdi a conta. Esses são os melhores dias de montanha, quando o senhor está mais do que exausto e cansado, mas sabe que mereceu. A neve já havia desaparecido por volta das 14h, e era hora de voltar para Montreal. Dirigimos para o norte pela rodovia 242 em direção a Montgomery Center para ver os pontos de referência locais, chegando de volta à cidade pouco depois das 16h, antes do trânsito da hora do rush. Em termos de condições – pássaro azul, neve macia, sem vento, temperaturas amenas – foi o dia perfeito de Jay, o melhor da temporada até agora para mim. Em nossa era de incerteza climática, vivemos o momento e esperamos por mais dias como esse. O inverno ainda não acabou no nordeste. Os meteorologistas estão acompanhando uma possível tempestade de inverno de vários dias, aproximadamente de terça a sexta-feira. O final da semana aqui parece realmente agradável, e a temporada pode ir até o final de abril e além. Atualmente, 74 das 81 pistas estão abertas e todos os nove teleféricos estão girando. Na segunda-feira, 1º de abril, os teleféricos funcionarão trinta minutos mais cedo em um horário de feriado, com a Lower Mountain aberta às 8h00 e os teleféricos da Upper Mountain girando às 8h30. eclipse solar em 8 de abril.

A beleza da costa leste em toda a sua glória Crédito da imagem: D. Weekes
Mapa da trilha do Jay Peak
Condições atuais (captura de tela tirada em 4/1/24, às 6h PST). Crédito: Jay Peak