Olhando para a parte superior da tigela, sonhando com a linha perfeita. Crédito da foto: SnowBrains

Relatório de sábado, 10 de março de 2024

58 picos ultrapassam 14.000 pés no Colorado; esses picos são chamados de 14ers. O Quandary Peak fica a 14.265 pés e é um dos 14ers mais populares para esquiar devido ao seu fácil acesso e às duas incríveis tigelas abertas para esquiar. No sábado, 10 de março, as condições eram perfeitas para o cume. A queda de neve fresca durante a semana, combinada com um dia de céu azul com vento mínimo, fez com que ontem fosse o dia de chegar ao topo e esquiar no Quandary.

Saindo do início da trilha por volta das 7h30, nós quatro partimos para uma subida de aproximadamente 3,5 milhas e 3.500 pés para chegar ao cume. Com um ritmo de cerca de 1.000 pés verticais por hora, conseguimos um bom tempo ao longo da pista de esqui bem desenvolvida, que foi criada por cerca de 15 esquiadores à nossa frente.

Apreciando a manhã fresca entre as árvores. Crédito da foto: SnowBrainsApreciando a manhã fresca por entre as árvores. Crédito da foto: SnowBrains
Apreciando a manhã fresca por entre as árvores. Crédito da foto: SnowBrains

Quando ultrapassamos a linha das árvores, ficou claro que estávamos nos divertindo. Tanto a parte inferior quanto a superior estão voltadas para o nordeste, com um ângulo de inclinação de menos de 30°, e pareciam estar repletas de neve fresca. Com grandes esperanças e entusiasmo para fazer nossas curvas a mais de 14.000 pés de altitude, seguimos em frente.

O Quandary Peak é o pico mais distante ao fundo. Crédito da foto: SnowBrains

Subindo a crista leste, chegamos ao falso cume, que atinge cerca de 4.000 metros. Esse foi um ótimo local para fazer um lanche e dar uma olhada na parte superior, onde alguns esquiadores já haviam feito curvas incríveis. Sentindo-nos prontos para o impulso final até o cume, partimos para os últimos 1.200 pés da subida. A pista de esqui rapidamente se tornou extenuante, e manter mais de 20° nos últimos 800 metros exigiu concentração para chegar ao cume.

Pouco depois das 11 horas, chegamos ao cume do Quandary Peak e a vista era incrível. Fiquei admirado ao olhar para o oeste, vendo montanhas que se estendiam por quilômetros a fio. Depois de recuperar o fôlego, contemplar a vista e expressar nossa gratidão por essa experiência incrível, fizemos a transição e nos preparamos para as duas enormes bacias que nos aguardavam.

O cume do Quandary.O cume do Quandary.
Olhando para o oeste a partir do cume. Crédito da foto: SnowBrains

A descida para a parte superior do bowl proporcionou uma das vistas mais surreais que já tive em um snowboard. A forma convexa inicial no topo criou a ilusão de que eu estava prestes a esquiar no fim do planeta. Ela acabou se abrindo, e 1.000 pés verticais de esqui e minha equipe ficaram visíveis abaixo. Comecei a fazer minhas curvas e transcendi para uma fuga mental serena, onde éramos apenas eu e a montanha. Aproveitando o momento e cada curva, encontrei um ritmo suave. Comemoramos na base da parte superior da montanha, cheios de entusiasmo para continuar a descida e ver o que a parte inferior tinha a oferecer.

Curvas incríveis na parte superior do Quandary Peak. Crédito da foto: SnowBrainsA Incredible faz a curva na parte superior do Quandary Peak. Crédito da foto: SnowBrains

Depois de descer a crista leste que subimos com a pele, apareceu a parte inferior. Definimos nosso plano e decolamos, cada um encontrando suas curvas até nos afunilarmos de volta nas árvores. A neve dos sopradores nas tigelas rapidamente se transformou em lama de primavera sob o sol quente. Saímos com dificuldade e voltamos para o estacionamento.

As condições não poderiam ter sido melhores. Durante a maior parte do inverno e da primavera, o Quandary Peak é extremamente ventoso, o que cria condições mistas e um clima difícil para o cume. Ontem, muitos de nós aproveitaram o belo dia e fizeram uma caminhada de tirar o fôlego. A subida valeu a pena e, com as condições certas, o Quandary é um 14er perfeito para esquiar.

A descida do Quandary Peak. A descida do Pico do Quandário.