Contrate um guia se o senhor quiser obter neve não rastreada. Crédito: SnowBrains

Recentemente, tive o privilégio de visitar Jackson Hole Mountain Resort (JHMR), Wyoming, pela primeira vez. Eu tinha ouvido falar muito sobre o famoso resort e até mesmo visitado no verão, mas nunca tinha ido lá pelo que ele é realmente conhecido, o esqui. Isso estava prestes a mudar.

Eu estava em um viagem de uma semana usando meu Passe Mountain Collectivee, portanto, tive dois dias para explorar a montanha. No primeiro dia, eu estava sozinho para descobrir o que fazer e teria sido muito bom ter um guia.

A JHMR havia recebido 20 polegadas de neve nova nas últimas 48 horas, mas todas as pistas fora de pista que tentei eram irregulares e difíceis. Rapidamente percebi que a melhor neve estava na parte superior da montanha e passei o dia me orientando sobre a disposição do resort. Foi um dia medíocre de esqui para os padrões da JHMR, e eu sabia que havia muito mais a oferecer nessa montanha.

Abaixo Corbet’s Couloir em nosso primeiro dia. Crédito: C. Miller

No final do dia, eu tinha conseguido uma aula particular para o dia seguinte, para mim e meus dois amigos, e seria um eufemismo dizer que estou feliz por ter feito isso.

Era um lindo dia de sol quando encontramos nosso instrutor, Ricardo, atrás do Aerial Tram às 8h15 da manhã seguinte. A primeira vantagem de uma aula particular é que pudemos participar de um dos primeiros passeios de bondinho antes mesmo da abertura da montanha. Fomos levados a 4.139 pés verticais até o topo da Rendezvous Mountain, onde, surpreendentemente, não havia vento. De lá, tivemos a oportunidade de apreciar a vista, esticar, sentir o cheiro dos waffles na Corbet’s Cabin (pena que já havíamos tomado o café da manhã) e esperamos a abertura da montanha. Quando a montanha abriu oficialmente, às 9 horas, tivemos sinal verde para começar a esquiar.

Recebendo instruções. Crédito: SnowBrains

Dissemos a Ricardo que nossa meta para o dia era conhecer a montanha e, embora fôssemos todos esquiadores avançados, receber dicas de esqui ao longo do caminho. Desde o início, Ricardo nos proporcionou a experiência que estávamos procurando. Ele sabia exatamente onde ir para encontrar as melhores condições. Durante todo o dia, pudemos esquiar em pistas impecáveis, bem como em pistas mais técnicas de neve macia, polida e calcária. As filas dos teleféricos não eram muito longas, mas foi um bônus a mais poder passar para a frente da fila e entrar no teleférico para a próxima corrida.

O ponto alto do dia foi a caminhada pela Headwall para ganhar algumas curvas. Eu já tinha ouvido falar da Headwall, mas não tinha certeza de qual seria o melhor lugar para descer quando chegássemos ao topo. Felizmente, o pacote de botas levou menos de 15 minutos e, no topo, tiramos um momento para recuperar o fôlego e apreciar a vista.

Quase no topo do Headwall. Crédito: Steve S.

Em seguida, passamos pelo Casper Bowl e encontramos linhas sem trilhas no que eu acho que era uma pista chamada Shot 9. Nunca saberíamos para onde ir se não tivéssemos o Ricardo nos guiando. Quem imaginaria que o senhor poderia conseguir curvas de neve sem trilhas dois dias depois de uma tempestade?

Prontos para a neve. Crédito: SnowBrains

Ao longo do dia, também aprendemos dicas valiosas sobre esqui. As dicas incluíam como carregar as pernas na descida e na subida, a posição da parte superior e inferior do corpo, onde o equilíbrio e a postura devem estar em encostas íngremes e como enrolar os tornozelos para fazer carves perfeitos.

Crédito: SnowBrains

Mantive o foco na implementação de todas as dicas e pude perceber que estava esquiando com mais proficiência e mais controle. Não há dúvida de que me tornei um esquiador melhor e estou ansioso para continuar trabalhando em minha forma nos próximos dias de esqui.

No final do dia, fizemos uma longa corrida até a área da base para nos despedirmos de Ricardo e seguirmos nosso caminho. Eu estava muito animado com o excelente esqui e com o conhecimento adicional que havia adquirido no dia. Se o senhor estiver visitando a JHMR e quiser tirar o máximo proveito de sua experiência, eu consideraria seriamente reservar um profissional da Escola de Esportes de Montanha.

O senhor chegou ao topo do Headwall. Crédito: SnowBrains
Caminhando pelo Headwall. Crédito: SnowBrains
Belas vistas. Crédito: SnowBrains
Mais instruções. Crédito: SnowBrains
Crédito: SnowBrains
O veludo cotelê perfeito é um benefício de ser o primeiro na montanha. Crédito: C. Miller